Agentes de Saúde e Endemias recebem capacitação da GRS de Janúaria

O Chefe da Vigilância em Saúde da GRS de Janúaria, Carlos Pereira, esteve em Ubaí no dia 22 de outubro para ministrar uma capacitação para os agentes de saúde e endemias.

O assunto abordado foi a Integração entre os agentes de saúde e de endemias no combate à dengue. Os agentes trabalham em contato direto com a população e são importantes para promoverem uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.

Como estão em contato permanente com a comunidade onde trabalham, esses profissionais conhecem os principais problemas da região e podem envolver a população na busca de solução para questões como a dengue, por exemplo, que é um grave problema de saúde pública do momento. O desafio é trabalhar a consciência de cada cidadão, no sentido de prevenir as doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Para afastar definitivamente esse perigo que ameaça a todos e que atinge com muita força as crianças, adultos e idosos, a principal arma é a informação e para isso, a Administração está em busca constante de capacitações e ações eficazes de prevenção à proliferação do mosquito, através dos trabalhos desenvolvidos no município, como distribuição de panfletos, palestras em escolas, divulgação de mensagens de conscientização em carro de som e principalmente, a limpeza de terrenos e lotes vagos realizada pelos agentes de endemias.
O Trabalho da Prefeitura é constante, mas é preciso que a população colabore.
A responsabilidade é de todos nós.

Ubaí, 23 de outubro de 2019