Prefeito Marquim luta pela permanência do cartório do distrito de Bentópolis

O prefeito Marquim esteve na Assembléia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, acompanhado pelo vereador João Batista e pelo oficial do cartório do distrito de Bentópolis de Minas, José Maria Oliveira onde foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus, na manhã de quarta-feira 21. Em reunião, foi tratada a permanência do cartório no distrito de Bentópolis de Minas. Ao todo, mais de 360 cartórios no estado de Minas serão diretamente afetados pela decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG.

O prefeito lembrou que os cartórios exercem um papel social nos distritos, possibilitando aos moradores dessas localidades a execução de procedimentos simples como autenticações de documentos, reconhecimento de firma, emissão de certidão de casamento e nascimento, dentre outros. A Nossa expectativa é sensibilizar o Tribunal de Justiça e reverter essa situação. O apoio da Assembleia Legislativa é de fundamental importância para que os moradores desses distritos continuem contando com esses serviços próximos às suas residências ”, completou o prefeito.

O deputado Agostinho Patrus ressaltou que a Assembléia de Minas está de portas abertas para os pleitos do interior do estado. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população nos distritos mineiros para acesso aos serviços prestados pelos cartórios. Vamos acompanhar de perto essa questão”, disse Agostinho Patrus.

O Presidente do Tribunal de Justiça de Minas, Desembargador Nelson Messias e o Corregedor Geral José Geraldo Saldanha também presentes em outra audiência, foram solícitos e estiveram abertos às colocações dos prefeitos e dos representantes cartorários. Contudo, tanto o Desembargador Presidente quanto o Corregedor se comprometeram a fazer uma reanalise dos casos de modo a não prejudicar a população dos distritos.

Ubaí, 22 de agosto de 2019