Vigilância em saúde explica em reunião do CMDRS sobre as atribuições dos Agentes de saúde

Durante a última reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS, no dia 06 de maio, o coordenador da vigilância em saúde, Hugo Nobre, explicou para os presentes sobre as atribuições que são de responsabilidade dos agentes de saúde, para que a população tenha conhecimento dos serviços que podem ser prestados por estes profissionais.

Dentre as funções dos agentes de saúde estão, estimular continuamente a organização comunitária, participar da vida da comunidade, principalmente, através das organizações, estimulando a discussão das questões relativas à melhoria de vida da população, fortalecer elos entre a comunidade e os serviços de saúde, coletar dados sobre aspectos sociais, econômicos, sanitários e culturais, informar aos demais membros da equipe de saúde da disponibilidade, necessidades e dinâmica social da comunidade, orientar a comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde, acompanhar os registros dos recém nascidos, doenças de notificação compulsória e de vigilância epidemiológica, cadastrar todas as famílias da sua área de abrangência, identificar e registrar todas as gestantes e crianças de 0 a 6 anos de sua área de abrangência, através de visitas domiciliares.

Durante a reunião estiveram presentes, o prefeito Marquim, a vice-prefeita Josi, secretários, servidores da saúde, presidente de entidades, produtores rurais, representante de associações e da Emater.

Ubaí, 09 de maio de 2019.