A Prefeitura promoveu nesta quinta-feira, 14 de setembro, uma manhã e tarde de pura cultura, conhecimento e resgate de tradições ao convidar professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para visitar e conhecer a Comunidade Quilombola Gerais Velho no município de Ubaí.
Com o objetivo principal de refletir, de forma crítica, acerca das políticas públicas para a comunidade quilombola, em especial a educação, as professoras assistiram variadas apresentações de danças, capoeira, música e histórias sobre a comunidade quilombola e seu povo.
Essa ideia segundo a Secretária Municipal de Educação de Ubaí, Ana Paula Queiroz Araújo, surgiu de um questionamento da professora Adriana Santos que levantou a questão de políticas educacionais para a comunidade.
A professora Maria Helena de Souza Ide disse que como universidade pública, o dever é contribuir para a melhoria da vida de todos por meio do ensino e assessoria e que a presença da Unimontes na comunidade é para observar e diagnosticar o que pode ser feito no que se refere a melhorias na área da educação e cultura.
O Prefeito Marco Andrade Braga (Marquim) ressaltou que um povo jamais pode perder sua identidade e que a Prefeitura ao firmar a parceria com a Unimontes; dá o primeiro passo em buscar formas de resgate cultural e educacional para o povo de Gerais Velho. Marquim destacou a importância de preservar as tradições, costumes e as expressões culturais como herança viva para as futuras gerações.
ASCOM
Prefeitura Municipal de Ubaí