SEMAP realiza reunião para mobilização de apicultores ubaienses

A Prefeitura de Ubaí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (SEMAP), em parceria com o SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais, EMATER e a Associação dos Apicultores do Município de Ubaí (APIFU), realizou nesse mês de julho uma reunião de mobilização para apicultores associados.
A partir dessa mobilização, foi disponibilizado pelo SENAR, o atendimento ATEG (Assistência Técnica e Gerencial), onde num primeiro momento, 18 apicultores devidamente sindicalizados (pré-requisito exigido pelo SENAR) estarão sendo assistidos.
A assistência será feita de forma direta, sendo iniciada já no próximo mês (Agosto). Uma visita será feita periodicamente, mês a mês, num período de dois anos, onde durante quatro horas continuas o produtor receberá da equipe técnica as instruções e preparos adequados referentes ao manejo da apicultura.
Novas estratégias de cultivo, tecnologias aprimoradas e diferenciadas, juntamente com o trabalho de melhoramento genético de abelhas rainhas, foram alguns dos assuntos tratados que serão postos em prática durante o acompanhamento.
O proposito do acompanhamento é dar à APIFU melhores possibilidades de expansão do negócio, além da produção de mel, iniciando o fabrico de própolis, a produção de pólen e abelhas rainhas, alavancando assim, a realidade da apicultura atual em nosso município e consequentemente gerando uma maior renda aos seus associados.
Paralelamente a reunião, outro assunto foi tratado, a nova Presidência da Associação, antes sendo representada por Jorge Messias Veloso e agora presidida por Antônio Jesus Gonçalves Pereira (Zuzi).